Fundadores


Fernando Ferreira Pimentel

Fernando Ferreira Pimentel nasceu nas Penhas Douradas, Serra da Estrela a 21 de Julho de 1905, tendo sido o segundo mais velho de sete irmãos, António José, Fernando, Fausto, Carlos, Manuel (Manecas), a Manuela e a Maria (Lucília).
Participou activamente na vida académica, tendo estudado primariamente por dois anos em Belas Artes no Porto e, mais tarde, já em Coimbra, esteve matriculado na Universidade de Coimbra em Matemáticas tendo frequentado o 4.º ano em 1927. Só depois viria a matricular-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Licenciatura que concluiu em 1934.

Tirou a especialidade de Ortopedia nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde viria a exercer a sua profissão, desempenhando igualmente funções nos Serviços Médico Sociais desta cidade e, ainda, prática privada no seu consultório na Rua da Sofia.

Foi ainda fundador em 1952 da Clínica de Montes Claros, onde deu consultas, fez cirurgias e urgências. Homem de puras convicções e de comprometimentos, desde cedo desenvolveu uma paixão pelo mundo artístico. Foi autor do emblema da Associação Académica de Coimbra (AAC) em 1928 e na música, fez parte da Tuna Académica, como 2.º violino. No encontro e desencontro das letras, jogava com as palavras e fazia anagramas, escrevia textos, habitualmente jocosos e satíricos apresentados nas reuniões de curso médico onde participava e colaborava com assiduidade. Também na escrita alguns dos seus poemas foram publicados nas Revis- tas da Académica e da Rua Larga, outros nos livros de curso “plaquetes”, nos quais fez “caricaturas”, autênticos retratos biográficos da vida idiossincrática dos estudantes. Tinha uma grande paixão pela fotografia, e foi ainda um dedicado filatelista ao longo de toda a sua vida.

A sua ligação à Académica fez dele sócio e médico de várias colectividades de cultura, recreio e desporto (natação, futebol e basquetebol). Foi ainda nadador da sua Académica e o entusiasmo pela bola era tal, que até jogou futebol e não perdia um jogo de futebol em Coimbra.

Faleceu em Coimbra, no dia 24 de Agosto de 1994, com então 89 anos.