Fundadores


Fausto Mendes Ferreira Pimentel

Fausto Mendes Ferreira Pimentel, nascido a 6 de Setembro de 1909, nas Penhas Douradas, Serra da Estrela, fez o seu percurso escolar em Coimbra, no já desaparecido Liceu José Falcão.
Tendo realizado os Preparatórios Médicos em 1926 na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), iniciou o Curso de Medicina nessa mesma Faculdade em 1927, terminando a 28 de Julho do ano de 1932 a sua Licenciatura com 17 valores.
Integrou os Hospitais da Universidade de Coimbra como médico interno em 1933, tendo sido reconhecido como Especialista em Cirurgia Geral, três anos mais tarde, em 1936.
Com uma vida dedicada à Medicina, desenvolveu um brilhante percurso Académico e Hospitalar. Em 1936, foi contratado como Assistente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, leccionando nas disciplinas de Medicina Operatória e Técnica Cirúrgica até 1941. Ocupou, então, o lugar de Preparador do Laboratório de Medicina Operatória e Técnica Cirúrgica (FMUC) (1941-1958), tornando-se, em 1958, Chefe de Clínica da Faculdade de Medicina, cargo que manteve até à sua aposentação. Embora ligado à FMUC, desde sempre desempenhou nos Hospitais da Universidade de Coimbra, funções equivalentes às da Carreira Hospitalar de Cirurgia Geral, vindo a ser responsável por uma das Enfermarias de Cirurgia dos mesmos Hospitais (1962-1979).
Antecipando o seu tempo, vendo da necessidade de sub-especialização em áreas de diferenciação cirúrgica, realiza Estágios em Cirurgia fora do país, os primeiros, em Lyon e Marselha em 1956, e mais tarde, em Paris (Centre Medico-Chirurgicale Foch) em 1962.
É ainda de reconhecer que foi o 1º Secretário da AG na primeira Direcção da Sociedade Portuguesa de Cirurgia em 1977. O reconhecimento pelos seus pares da sua admirável carreira Médico-Cirúrgica, atinge o expoente máximo ao ser convidado para Presidente de Honra do Congresso Nacional de Cirurgia que decorreu em 1990. Ao longo da sua vida profissional, participou em variados Júris de Concursos Médicos e publicou diversos artigos científicos naquela que seria a sua área de eleição, a Cirurgia.
Desenvolveu, igualmente, uma notável prática de medicina privada, no seu consultório na Rua da Sofia e na Clínica de Montes Claros, de que foi um dos Fundadores, em 1952. Dedicou a esta Sociedade grande parte da sua vida profissional e pessoal, como médico dedicado, Diretor Clinico exemplar e de reconhecido e competente profissionalismo enquanto seu gerente. A ajuda ao semelhante, a devoção ao doente, o respeito pela vida, a sólida formação científica e técnica, a elegância do gesto cirúrgico, a escorreita lhaneza no trato e a fluente simpleza no convívio, granjearam a Fausto Mendes Ferreira Pimentel o respeito e a admiração de todos aqueles que o conheceram e que com ele tiveram o privilégio de conviver.
Aposentou-se a 6 de Setembro de 1979, dia em que comemorou os seus 70 anos.
Faleceu, em Coimbra, dia 22 de Setembro de 2004, com 95 anos.