Endocrinologia – A Endocrinologia é a especialidade de referência para todas as doenças das glândulas endócrinas (glândulas que produzem hormonas)

As doenças da tiroide, a diabetes e a obesidade são extremamente comuns. O médico endocrinologista é o especialista mais apto para orientar o seu tratamento. A especialidade é igualmente indicada para outros distúrbios menos comuns como as doenças da hipófise, suprarrenais, paratiroides ou as alterações hormonais das gónadas (ovários e testículos).


O que são hormonas?

Hormonas são substâncias que são produzidas nas glândulas endócrinas (tiroide, pâncreas, suprarrenal, etc.) e vão ter ações em vários locais do organismo. Servem como transmissores de informação, regulando a forma como o corpo funciona.

Um exemplo é a insulina: quando comemos é libertada insulina, a qual vai permitir a entrada de glicose para o músculo, onde é utilizada como combustível.

Outro exemplo são as hormonas da tiroide, que são libertadas em resposta a estímulos cerebrais e vão regular a função de órgãos tão diversos como o coração, o intestino ou a pele.


Tiroide

Onde fica a tiroide?

A tiroide localiza-se no pescoço, imediatamente abaixo da «maça de Adão», e tem a forma de uma borboleta. Apresenta dois lobos, o direito e o esquerdo, os quais estão unidos por uma porção central mais fina chamada istmo.


O que faz a tiroide?

A tiroide produz substâncias chamadas hormonas da tiroide (T4 e T3), as quais são libertadas na circulação sanguínea e vão regular a forma e a velocidade como a generalidade dos órgãos e sistemas funciona. As hormonas da tiroide regulam a frequência cardíaca, os movimentos do intestino, o funcionamento da pele e crescimento do cabelo, a temperatura corporal, assim como muitas outras funções essenciais ao correto funcionamento do nosso corpo.


Que doenças pode ter a tiroide?

A tiroide pode ter doenças em que a sua função está alterada (hipotiroidismo e hipertiroidismo) e doenças em que a morfologia está alterada (bócio e/ou nódulos). Alterações morfológicas e funcionais podem coexistir na mesma pessoa.


Diabetes

O que é a diabetes?

A diabetes é uma doença em que os níveis de açúcar no sangue (glicose) se encontram demasiado elevados.


Porque é que a diabetes é tão importante?

A diabetes é muito mais do que um problema de açúcar no sangue. A origem da doença faz com que as pessoas com diabetes geralmente apresentem várias outras condições como hipertensão ou elevação do colesterol. É o conjunto de todos estes problemas que vai levar a que as pessoas possam ter complicações como doença cardiovascular, perda de visão, insuficiência renal ou amputações.