Coloproctologia – Especialidade médica cirúrgica, é o estudo das doenças do cólon, recto e ânus. Compreende também uma série de procedimentos de diagnóstico, como a colonoscopia, a manometria e a ultrassonografia endorretal.


Porquê a subespecialidade de coloproctologia?

Vivemos na era da especialização, verificando-se um número crescente de áreas de diferenciação médica. É por demais evidente a vantagem de tal prática, ao permitir possibilidades diagnósticas e terapêuticas, assim como desenvolvimentos e avanços tecnológicos, com benefícios claros para os doentes. Está neste caso a Coloproctologia, que se tornou nos nossos dias, dada a crescente incidência de doentes com patologias colo-recto-anais, uma subespecialidade médica e cirúrgica forte, sólida, de identidade e autonomia reconhecida.


Qual a vantagem desta subespecialização?

Esta subespecialização permite aos doentes sofrendo, por exemplo, de hemorroidas, fissuras, fístulas anais, cancro do recto ou colite ulcerosa, serem observados por coloproctologistas lidando com um grande número de casos por ano destas patologias, o que lhes garante um diagnóstico e tratamento médico ou cirúrgico, em ambulatório ou com internamento, por especialistas com vasta experiência neste campo. Só pela formação de especialistas credenciados, pela criação de Unidades particularmente diferenciadas e vocacionadas para determinadas patologias, se conseguirá o potencial para oferecer aos doentes uma oportunidade diagnóstica e terapêutica com elevados padrões de qualidade.

Clique na imagem para saber mais acerca desta unidade